quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Como adubar Roseiras



Já iniciaram as chuvas, época ideal para adubar sua roseira, e como todos nós já sabemos, é impossível que suas roseiras dêem rosas grandes e vistosas sem nutrientes, por esse motivo ao menos uma vez ao ano devemos fazer uma adubação generosa, seguindo os seguintes passos:

1-     Faça um sulco cerca de 30 cm do tronco da sua roseira, esse sulco não deve ser muito profundo para não danificar as raízes ali existentes.

2-      Coloque COMPOSTO ORGÂNICO, na quantidade de 2 kg dentro do sulco.

3-       Coloque 300 gramas de BOKASHI por cima do composto orgânico.

4-      - Misture o Bokashi ao Composto Orgânico.

5-      - Cubra a adubação com a terra retirada do sulco, e depois cubra a parte adubada com uma cobertura-morta, podendo ser utilizado capim seco ou casca de arroz.

Tal cobertura ajudará a manter a umidade do solo.

Caso queira utilizar adubação química, você deverá fazer três adubações da mesma forma,
- A primeira utilizando 80 gramas do adubo de plantio de milho (NPK 4-14-08 ou 4-30-16)
- A segunda 40 dias depois da primeira, apenas por cima do solo, utilizando 40 gramas de adubo de cobertura (NPK - 30-00-20 ou 20-05-20 ou 20-00-20)
- A terceira aplicação 45 dias depois da segunda.
Obs: qualquer adubação química do solo deve ser feito com o solo úmido.
Agora basta esperar o desenvolver vigoroso de sua roseira, e para identificar algum problema, visite também nosso post sobre  doenças e pragas nas roseiras CLICANDO AQUI.

Então, mãos à obra...



2 comentários:

  1. Em matéria exibida no Globo Rural, em Holambra, cidade paulista, uma das maiores produtoras de flores do país, o especialista usa, após a poda, regas semanais com adubo 15-30-15.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ótima reportagem, vou ver se consigo postar, porém o certo mesmo é não utilizar receitas prontas e realizar a adubação de acordo com cada tipo de solo (de acordo com a análise), Quando utilizamos o 15-30-15, estamos aplicando a cada 100 gramas do adubo formulado, 15g de Nitrogenio, 30g de Fosforo e 15g de Potássio, no caso do solo estar deficiente em Potássio por exemplo, esta quantidade será insuficiente para a planta. Obrigado por participar....

      Excluir