quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Como adubar Roseiras



Já iniciaram as chuvas, época ideal para adubar sua roseira, e como todos nós já sabemos, é impossível que suas roseiras dêem rosas grandes e vistosas sem nutrientes, por esse motivo ao menos uma vez ao ano devemos fazer uma adubação generosa, seguindo os seguintes passos:

1-     Faça um sulco cerca de 30 cm do tronco da sua roseira, esse sulco não deve ser muito profundo para não danificar as raízes ali existentes.

2-      Coloque COMPOSTO ORGÂNICO, na quantidade de 2 kg dentro do sulco.

3-       Coloque 300 gramas de BOKASHI por cima do composto orgânico.

4-      - Misture o Bokashi ao Composto Orgânico.

5-      - Cubra a adubação com a terra retirada do sulco, e depois cubra a parte adubada com uma cobertura-morta, podendo ser utilizado capim seco ou casca de arroz.

Tal cobertura ajudará a manter a umidade do solo.

Caso queira utilizar adubação química, você deverá fazer três adubações da mesma forma,
- A primeira utilizando 80 gramas do adubo de plantio de milho (NPK 4-14-08 ou 4-30-16)
- A segunda 40 dias depois da primeira, apenas por cima do solo, utilizando 40 gramas de adubo de cobertura (NPK - 30-00-20 ou 20-05-20 ou 20-00-20)
- A terceira aplicação 45 dias depois da segunda.
Obs: qualquer adubação química do solo deve ser feito com o solo úmido.
Agora basta esperar o desenvolver vigoroso de sua roseira, e para identificar algum problema, visite também nosso post sobre  doenças e pragas nas roseiras CLICANDO AQUI.

Então, mãos à obra...



4 comentários:

  1. Em matéria exibida no Globo Rural, em Holambra, cidade paulista, uma das maiores produtoras de flores do país, o especialista usa, após a poda, regas semanais com adubo 15-30-15.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ótima reportagem, vou ver se consigo postar, porém o certo mesmo é não utilizar receitas prontas e realizar a adubação de acordo com cada tipo de solo (de acordo com a análise), Quando utilizamos o 15-30-15, estamos aplicando a cada 100 gramas do adubo formulado, 15g de Nitrogenio, 30g de Fosforo e 15g de Potássio, no caso do solo estar deficiente em Potássio por exemplo, esta quantidade será insuficiente para a planta. Obrigado por participar....

      Excluir
  2. Boa tarde, sou Daniele moro aqui na cidade das flores holambra, e cultivo muitas roseiras, mas não para comércio e sim por um hobb pois sou apaixonadas por rosa, e tenho de várias e qualidades e cores e tenho um sonho de ter uma roseira de rosas azuis, onde muitas pessoas me disseram que tem no mercado, mas eu procurando aqui nos comércio onde vendem, me disseram que não há rosa azul, e que eles usam um corante e em seguida as rosas saem azuis , mas na florada seguinte vão sair brancas, e então fiquei muito triste, mas vc como entende de rosas existe rosas com tons azuis? ou sabe onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniele,

    Não existem rosas azuis na natureza, apenas geneticamente modificadas, em que se modifica a genética para a planta expressar a cor azul na pétala. (http://veja.abril.com.br/multimidia/video/japoneses-inventam-rosa-azul/)
    Acredito que deve ser muito difícil conseguir uma planta dessas, não sei nenhuma empresa que comercialize tal material.

    ResponderExcluir